
A fábrica da Sadia em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, vai iniciar as operações com uma equipe de 200 funcionários, mas a previsão é de que venha empregar cerca de 5.500 mil pernambucanos. A informação é do diretor-presidente da empresa, Gilberto Tomazoni.
A Sadia estima duplicar o quadro de funcionários a cada três meses. "Vai depender da demanda, se o povo tem dinheiro para compra", justifica Tomazoni. Nas instalações da fábrica, serão 1.500 pessoas trabalhando em três turnos quando as cinco linhas de produção - mortadela, salsicha, linguiça, apresuntado e lanche - estiverem ativas.
Os 200 primeiros trabalharão na linha de mortadela, item que vai dar início as operações da fábrica no Estado. As máquinas começam a funcionar no final de março, em cerimônia com a presença de Lula. Nas instalações, ainda há o centro de distribuição e estação de tratamento de água.
Os funcionários da fábrica passam por quatro meses de aulas em escola profissionalizante, também localizada no município de Vitória de Santo Antão. A Sadia já capacitou 1.040 alunos e boa parte vai desempenhar a função de operador de produção.
"A ideia é formar o máximo de profissionais que possam ser aproveitados pela empresa. Por isso, a estimativa de gerar ainda 4 mil empregos indiretos", explica o diretor-presidente. Para tanto, o espaço da escola será permanente, mesmo depois de preenchida a capacidade de funcionários da fábrica.
No primeiro ano de operação no Estado, a Sadia estima produzir 44 mil toneladas de alimentos. A capacidade de produção da fábrica, no entanto, é de 150 mil toneladas por ano.
FONTE: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2009/03/06/fabrica_da_sadia_em_vitoria_pode_empregar_mais_de_5_mil_42264.php
POSTADO ÀS 17:27 EM 06 DE Março DE 2009