sexta-feira, 25 de julho de 2008

Complexo terá 25.900 empregos em 2010

Complexo terá 25.900 empregos em 2010
Publicado em 15.03.2008


Uma estimativa feita pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico aponta que o Complexo Industrial e Portuário de Suape terá 25,9 mil empregos diretos em 2010. A quantia inclui as cerca de 6,5 mil pessoas que trabalham, diretamente, nas empresas implantadas no local.
O total de empregos estimados inclui os empreendimentos que são considerados estruturadores, como a Refinaria Abreu e Lima (1,5 mil vagas), o Estaleiro Atlântico Sul - que deverá empregar 5 mil pessoas - e empreendimentos que estão com a sua implantação atrasada como a fábrica de PTA e de POY, que empregarão, respectivamente, 500 trabalhadores e 1 mil pessoas. O PTA e o POY são matérias-primas da indústria têxtil.

A estimativa inclui também 3.827 empregos que serão gerados por 19 empresas de porte médio e pequeno que estão se implantando em Suape e algumas que entraram em operação em 2007.

Ainda na estimativa feita pela secretaria, serão gerados 7,5 mil empregos por empreendimentos que já iniciaram algum tipo de contato com o governo do Estado para implantar uma unidade local em Suape. O governo não citou os nomes destas empresas, mas o tipo de atividade. Entre elas, está uma montadora de veículos que deverá empregar 1,5 mil pessoas. O governo do Estado está conversando com a multinacional General Motors (GM) sobre a implantação de uma fábrica. “A nossa expectativa é ter uma resposta sobre estes empreendimentos até junho”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Ele informou também que outras montadoras pediram informações ao Estado, “mas não no nível aprofundado da GM”.

TERMINAL

O secretário comentou que o Estado está voltando a conversar com a Petrobras sobre a possibilidade de Pernambuco vir a ter um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL). “A Shell fechou um contrato de fornecimento de gás com a Petrobras”, afirmou, se referindo a venda de gás que será feita para o terminal de GNL que está se implantando no Ceará. Na opinião dele, isso pode fazer com que as duas empresas se interessem em reativar um projeto que previa a implantação de um terminal de GNL em Pernambuco.

FONTE: http://jc.uol.com.br/jornal/2008/03/15/not_273793.php

Nenhum comentário: